1.2. Funcionalidades

1.2.1. Fácil de usar

Dentro de alguns minutos estará capaz de inserir as informações sobre as suas finanças pessoais e gerar gráficos coloridos que representam o seu estado financeiro. Se consegue usar o papel do seu livro de cheques, consegue usar o GnuCash! Digite diretamente nos diários, salte entre campos e aproveite o preenchimento rápido para completar automaticamente as transações. O ambiente é personalizável de dentro da aplicação.

  • Menus fáceis de usar: o GnuCash dispõe de menus conformes com as GNOME Human Interface Guidelines. Isto significa que são simples e semelhantes a muitas outras aplicações GNOME.

  • Documentação: o GnuCash dispõe de Ajuda interna e documentação extensa neste Guia de conceitos.

  • Métodos de importação: o GnuCash suporta muitas formas de introduzir transações, além da manual. Se pode aceder ao seu banco online, isto é especialmente útil, dado que a maioria dos bancos e companhias de cartões de crédito suportam um dos seguintes métodos de importação. Perderá menos tempo a inserir dados e terá mais tempo para analizar resultados.

    • Quicken Import File (QIF): importe ficheiros tipo Quicken QIF, um formato de ficheiro popular em pacotes de gestão de finanças pessoais.

    • Open Financial Exchange (OFX): o GnuCash é o primeiro programa gratuito a suportar o protocolo Open Financial Exchange. Muitas instituições financeiras estão a migrar para este formato.

    • Home Banking Computer Interface (HBCI): o GnuCash é o primeiro programa gratuito a suportar o protocolo German Home Banking Computer Interface. Este protocolo inclui transferência de extratos e torna os débitos diretos possíveis.

  • Relatórios: o GnuCash vem com mais de 30 relatórios pré- configurados, incluindo Sumário de contas, Receitas, Despesas, Relatório de transações, Folha de saldo, Lucro & Prejuízo, Avaliação de portfólio e muitos outros. Os relatórios suportam a apresentação gráfica dos dados, incluindo gráficos circulares, de barras e de dispersão. Podem ser exportados para ficheiros HTML e são facilmente personalizáveis.

  • Transações agendadas: o GnuCash tem agora a possibilidade de criar e inserir automaticamente transações, ou lembrar quando elas são devidas, dando-lhe a escolha de as inserir, adiar ou remover da lista.

  • Assistente de amortização de empréstimos e hipotecas: use-o para configurar uma transação agendada de pagamento variável de um empréstimo.

  • Reconciliação fácil de contas: a reconciliação integrada faz com que seja muito simples e eficaz reconciliar as suas contas do GnuCash com os extratos bancários.

  • Compatibilidade multi-plataforma: o GnuCash é suportado numa variedade de plataformas e sistemas operativos. A lista de sistemas operativos (e plataformas) para o GnuCash 2.6.16 é: GNU/Linux (x86, x86_64, Sparc, PPC), FreeBSD (x86, x86_64), OpenBSD (x86, x86_64), Solaris (Sparc), e MacOS X (Intel, PPC). Sabe-se que versões prévias do GnuCash trabalharam com SGI IRIX (MIPS), IBM AIX 4.1.5, (RS/6000), Unixware 7 (Intel), e SCO OpenServer 5.0.4 (Intel), mas atualmente desconhece-se o seu estado. E claro que inclui o Windows.

1.2.2. Controla os seus investimentos

O GnuCash inclui várias funcionalidades que lhe permitem controlar todos os seus investimentos. Com o GnuCash pode seguir ações individualmente (uma por conta) ou num portfólio de contas (um grupo de contas pode ser mostrado em conjunto).

O GnuCash suporta cotações online de ações e fundos de investimento. Isto significa que já não terá de procurar uma cotação de cada vez. Pode automatizar o processo e ver sempre a última cotação das suas ações.

1.2.3. Suporte international

O GnuCash é realmente uma aplicação que trabalha com e compreende utilizadores de todo o mundo. Há muitas funcionalidades internas que facilitam a interação com o mundo globalizado em que vivemos hoje.

  • Idiomas nativos: o GnuCash está completamente traduzido em 12 idiomas: Alemão, Brasileiro, Chinês, Checo, Eslovaco, Espanhol, Francês, Holandês, Inglês, Italiano, Português, Russo e Sueco. São ainda parcialmente suportados mais 25 idiomas.

  • Gestão de formatos internacionais: o GnuCash compreende que diferentes países mostram data e números diferentemente. Pode trabalhar com os formatos de data e números a que está habituado.

  • Múltiplas moedas e mercado monetário: são suportadas múltiplas moedas e podem ser compradas e vendidas (negociadas). Movimentos de moeda entre contas mantém-se saldados se ativar "Contas de bolsa".

  • Taxas de câmbio online: com o GnuCash, já não precisa de procurar taxas de câmbio uma por uma. Pode automatizar o processo e ver sempre os valores das contas convertidos para a sua moeda favorita usando as últimas taxas de câmbio.

1.2.4. Suporte a pequenos negócios

O GnuCash tem muitas funcionalidades para suportar as necessidades da comunidade de contabilistas.

  • Contas cobráveis/pagáveis: o GnuCash tem um sistema integrado de contas cobráveis e pagáveis. Pode controlar Clientes, Fornecedores, Faturação, Pagamentos e usar diferentes impostos e condições de pagamento num pequeno negócio.

  • Desvalorização: o GnuCash pode calcular a desvalorização de ativos de capital.

  • Relatórios: o GnuCash oferece uma grande variedade de relatórios de negócios prontos a usar.

1.2.5. Funcionalidades contabilísticas

Para os entendidos em contabilidade, eis uma lista das funcionalidades do GnuCash:

  • Dupla entrada: cada transação tem de debitar uma conta e creditar outra em montantes iguais. Isto garante o balanço dos livros - a diferença entre receitas e despesas é exatamente igual à soma de todos os ativos, banco, dinheiro, ações, etc..

  • Transações com parcelas: uma única transação pode ser dividida em várias partes, para registar impostos, taxas e outras entradas compostas.

  • Àrvore de contas: uma conta-mãe pode ter uma hierarquia de contas de detalhe. Isto permite que contas de tipo similar, tais como Banco, Dinheiro ou Ação, sejam agrupadas numa conta-mãe, tal como Ativos.

  • Diário geral: uma janela de diário pode mostrar múltiplas contas ao mesmo tempo. Isto facilita o trabalho de procurar erros de ortografia/introdução. Também oferece uma forma conveniente de ver um portfólio de várias ações, mostrando todas as transações nesse portfólio.

  • Contas de tipo Receita/Despesa (categorias): estas categorizam o seu fluxo de caixa, e, quando usadas adequadamente com a dupla entrada, fornecem um extrato preciso de Lucro & Prejuízo.