3.1. Executar o GnuCash

O GnuCash pode ser executado a partir do menu de aplicações, selecionando a entrada que lhe está associada.

Alternativamente, pode executá-lo a partir de um terminal (linha de comandos) com o comando gnucash.

Durante o carregamento da janela principal do GnuCash verá o logótipo do GnuCash onde é mostrada alguma informação sobre o programa e o processo de carregamento.

3.1.1. Diálogo Boas vindas ao GnuCash

De seguida, verá o diálogo Boas vindas ao GnuCash! com três escolhas:

  • Criar um novo plano de contas — executa o assistente Configuração de nova hierarquia de contas (veja Secção 3.2, “Configuração de nova hierarquia de contas”). Selecione esta opção se quiser assistência na criação de um plano de contas.

  • Importar os meus ficheiros QIF — executa o assistente Importar ficheiros QIF (veja Secção 3.3, “Importar ficheiros QIF”). Selecione esta opção se já tiver ficheiros Quicken (ficheiros .qif) de outro programa de gestão financeira e os quiser importar para o GnuCash.

  • Abrir o manual de novo utilizador — abre o Tutorial e guia de conceitos do GnuCash. Selecione esta opção se é completamente novo no GnuCash e desconhece conceitos contabilísticos.

Nota

É possível executar estes itens após ter feito uma escolha aqui, mas o ecrã Boas vindas ao GnuCash! não voltará a aparecer. Para tentar uma das outras opções mais tarde, leia Secção 3.2, “Configuração de nova hierarquia de contas”, Secção 3.3, “Importar ficheiros QIF” e Secção 2.2, “Tutorial e guia de conceitos do GnuCash para ver como iniciá-las a partir do menu do GnuCash.

Este ecrã é dirigido para o pôr a funcionar rapidamente. O botão Cancelar é usado para sair do ecrã. Ser-lheá perguntado se Mostrar diálogo de boas vindas novamente?. Se não quiser voltar a ver o diálogo Boas vindas ao GnuCash! novamente, clique em Não. Clique em Sim ou prima Enter no teclado para a predefinição, que é voltar a ver o diálogo Boas vindas ao GnuCash! novamente.

Nota

Selecinando qualquer uma destas opções deixá-lo-á numa janela principal do GnuCash. As operações nesta janela são descritas nos Capítulo 4, Visão geral das janelas e opções de menus do GnuCash.