8.3. Amortização de hipotecas e empréstimos

Este assistente cria uma transação agendada de pagamento de um empréstimo. Quando usado para configurar uma transação agendada, o assistente cria uma fórmula variável para que o juro composto seja corretamente calculado. Para iniciar este assistente manualmente, vá a AçõesTransações agendadasAmortização de hipotecas e empréstimos....

Este assistente abre com um ecrã que descreve brevemente o que se vai passar. Os três botões ao fundo da janela não se alteram durante todo o processo.

O ecrã seguinte permite a introdução da informação básica sobre o empréstimo. Esta é, habitualmente, a informação fornecida pelo banco quando os contratos são entregues. Também pode configurar aqui uma conta que a transação agendada vai usar para inserir as transações de pagamento do empréstimo.

O ecrã seguinte é usado para definir garantias, seguros e opções de impostos do empréstimo. É maioritariamente usado em pagamento de hipotecas. Quando tiver definido cada uma destas opções, ativa páginas adicionais do assistente para configurar as secções respetivas do pagamento. Todas as páginas são descritas aqui, mesmo que não veja algumas, caso não marque essas opções.

O ecrã seguinte é usado para configurar os detalhes da transação agendada de pagamento do empréstimo.

O ecrã seguinte é usado para configurar os detalhes da transação agendada para pagamento de impostos.

O ecrã seguinte é usado para configurar os detalhes da transação agendada para pagamento de seguros.

O ecrã seguinte é usado para configurar os detalhes da transação agendada para pagamento de SHP.

O ecrã seguinte é usado para configurar os detalhes da transação agendada para pagamento de outras despesas.

O último ecrã dá-lhe uma lista de três escolhas para terminar o assistente.

Deverá ter agora a transação agendada de pagamento de hipoteca ou empréstimo configurada.