Mais dicas

Saldo Inicial

Se os seus ficheiros Quicken tiverem registos de "Saldo Inicial", você verá na pasta de Contas uma conta chamada "Saldo Inicial". Justificar a origem dos saldos inicials é uma espécie de problema, quando se pensa nisso, pois eles vêm de contas que estão fora do âmbito do universo GnuCash. A sugestão que eu vi na lista de programadores do GnuCash foi a fazer a Saldos Iniciais apontar para uma conta GnuCash chamada "Ganhos Retidos", do tipo Passivo. Eu não percebo isto completamente, mas parece-me razoável, e é o defeito para contas chamadas "Saldo Inicial".

Categoria vazia

Na vista de Categorias, você poderá verificar uma entrada vazia nas Categorias QIF. As transacções Quicken não são obrigadas a ter uma Categoria, mas as transacções GnuCash são obrigadas a ter uma fonte e um destino. A categoria vazia permite-lhe seleccionar para que conta GnuCash todas as transacções sem categoria vão. Isto geralmente são vários cheques que você passou, levantamentos de dinheiro, etc., pelo que provavelmente você quererá po-las na conta "Outras Despesas" ou algo semelhante. poderá fazer sentido colocar isto numa conta de passivo; diga-me se tiver uma boa explicação sobre como isto deveria ser.

Categoria de Dividendos

As transacções de acções do Quicken têm um padrão reconhecível para pagamento de dividendos. Se o importador conseguir dizer com toda a certeza que uma transacção é uma transferência de dividendos então por defeito irá criar uma conta de receitas de "Dividendos". Esta categoria normalmente não está presente no ficheiro Quicken, pelo que está a ser criada a partir do nada.

Famílias de fundos

O Quicken tem a abstracção de uma única conta representar uma "família de fundos" com o objectivo de permitir mais facilmente transferir entre cárias contas dentro da mesma família. O Importador GnuCash irá SEMPRE perceber isto erradamente da primeira vez, porque o Quicken coloca explicitamente a informação incorrecta no ficheiro. A conta "cobertor" que representa a família de fundos como um todo deveria provavelmente ser uma conta Bancária, visto as transferências de e para ela no ficheiro Quicken estão denominadas em moeda e não em acções. O saldo de tal conta é suposto ser sempre de zero visto você apenas a utilizar como intermediária entre duas contas na família. Se tudo correr bem eu corrigirei este problema a partir do momento em que alguem me diga como deveria isto funcionar.

Contas em corretoras

Contas em correctoras são algo que realmente me confunde. Basicamente, o meu raciocínio é de que a conta de corretora em si deveria ser provavelmente uma conta Bancária. A única coisa estranha é em coisas como dividendos pagos em títulos sobre a conta de corretagem. Se você estiver a utilizar uma conta de Dividendos, poderá perder a informação sobre de onde o dividendo veio. O importador tenta gravar esta informação colocando o nome do título no campo "Destinatário" (que no GnuCash surge no campo de Descrição para a transacção). Caso tenha uma ideia melhor avise-me.