Princípios Contabilísticos

Na sua essência, o GnuCash é uma ferramenta para controlo de transacções. Uma transacção é um registo onde dinheiro é removido de uma "conta" e colocado noutra. Como exemplo simples, digamos que você possui duas contas bancárias - uma conta à ordem e uma conta a prazo, e transfere 100.000$ da conta à ordem para a conta de poupança. O GnuCash regista essa transferência.

"Mas então e quando eu compro coisas, ou sou pago?" já o ouço perguntar. Bem, "contas" no GnuCash não são apenas contas bancárias. Pode definir contas de Recebimentos, de despesas, de activos, de passivos, acções, fundos de investimento - de facto, existe um total de 11 tipos de contas diferentes que o GnuCash suporta. Você pode (e deve) configurar um conjunto de contas de despesas diferentes para diferentes tipos de despesas. Assim, o seu recibo de vencimento seria uma transferência de, digamos "salário", uma conta de receitas, para a sua conta à ordem. Comprar gasolina com o cartão de crédito poderá ser uma transferência da "ABC Visa", uma conta de cartão de crédito, para "Gasolina", uma conta de despesas. Se compreendeu tudo isto, está a 90% de conseguir maximizar a sua utilização do GnuCash!

Se vai manter um controlo apropriado das suas finanças, quererá obviamente criar uma variedade de contas de despesas e receitas para controlar as várias transacções que realizar - de facto, configurar o conjunto certo de contas é a chave para fazer com que o GnuCash funcione para sí. No entanto, se criar muitas contas diferentes, poderá ser penoso acompanha-las a todas. Mas o GnuCash tem uma forma de gerir isto. Permite-lhe criar uma árvore de contas. Por exemplo, pode criar uma conta de despesas "Casa", e depois criar "Casa:Electricidade", "Casa:Gás" e "Casa:Telefone". Definimos "Casa" como sendo a conta pai, e as outras três como sub-contas. Quando gerar relatórios dos seus dados financeiros, pode decidir se quer visualizar um resumo de todas as contas "Casa", ou a informação individual de cada conta.

Vamos então criar algumas contas!