5.4. Criar uma nova conta

Para criar uma nova conta, vá a AçõesNova conta... ou clique no ícone Nova na barra de ferramentas no separador da árvore de contas. Será aberto o diálogo Nova conta.

O diálogo de propriedades de nova conta consiste em dois separadores, o Geral e o Saldo inicial.

Criar uma nova conta envolve planeamento adiantado para vários detalhes que serão usados no diálogo Nova conta:

Estes detalhes são descritos abaixo.

5.4.1. Separador de informação geral

O separador Geral é usado para aceder à informação básica sobre a conta. Oferece uma forma de ligar a conta a informação de ações, se for uma conta de tipo Moeda, Fundo mutualista ou Ação. Também pode ser marcada como Marcador de posição. Mostra ainda se está marcada como Relativa a impostos (que é definido através de EditarOpções do relatório Impostos).

Há sete campos na secção Identificação deste separador.

  1. Nome de conta: o nome da conta, por exemplo, 1ºBanco - Ordem.

  2. Código de conta: o código numérico opcional, como descrito em Códigos de contas.

  3. Descrição: descrição opcional da conta.

  4. Garantia/Moeda:

    Nota

    O campo Tipo em Selecione a garantia é determinado pela seleção no painel Tipo de conta no ecrã Nova conta.

    • Para contas que não sejam Ação ou Fundo de investimento isto deve ser a moeda predefinida EUR (Euro), ou o seu símbolo regional. Se esta conta é para uma moeda estrangeira, use o botão Selecionar... para escolher uma moeda diferente na lista pendente.

    • Para contas Ação e Fundo de investimento, selecione primeiro Ação ou Fundo de investimento no painel Tipo de conta, depois a Conta-mãe, use o botão Selecionar... para escolher o Tipo (normalmente a moeda em que a garantia é negociada) e a garantia na janela Selecione garantia.

      Se a garantia/fundo não estiver na lista, e tem o Tipo correto, terá de criar a garantia/fundo. Para criar uma mercadoria para contas de fundos mutualistas e ações, clique em Novo... no ecrã Selecione garantia, para abrir o diálogo Nova garantia. As opções são descritas em detalhe na secção do editor de garantias. Ver Secção 8.7, “Editor de garantia”. Preencha o nome, símbolo, tipo e clique em Fechar para criar a garantia. Após a criação, selecione o Tipo: (normalmente a moeda em que a garantia é negociada) e o nome na lista pendente Garantia/Moeda: e clique em Fechar para terminar.

  5. Menor fração: a menor fração a ser seguida.

  6. Cor da conta: a cor a atribuir ao separador do diário de conta. Clique no botão de cores para abrir o ecrã Selecione uma cor. Para repor a cor da conta, clique em Predefinição.

  7. Notas: caixa de texto livre. Usada para notas adicionais sobre a conta.

Abaixo dos painéis estão caixas de marcação: uma para mostrar se a conta é Relativa a impostos (que é definido através de EditarOpções do relatório Impostos) e duas para marcar a conta como Marcador de posição e/ou Oculta.

A caixa Relativa a impostos significa que esta conta foi marcada para ser incluída no relatório Impostos. Esta marca só é mostrada no diálogo Editar conta e é definida no diálogo Informação de impostos (EditarOpções do relatório Impostos). Veja a secção Relatório de impostos & Exportação Mod. IRS no capítulo Secção 9.1, “Relatórios gerais”.

A caixa Marcador de posição marca esta conta como marcador de posição na hierarquia, a conta só é usada para permitir a configuração da hierarquia de contas.

Nota

Um marcador de posição significa que esta conta não é usada para dados de transações. Não pode emitir transações nesta conta, só em subcontas dela mesma que não estejam também marcadas como marcadores de posição.

A caixa Oculta marca esta conta (e todas as subcontas) para serem ocultadas na árvore de contas e no balão com a lista de contas nos diários. Para repor esta opção, terá primeiro de abrir o diálogo VerFiltrar por..., separador Outro na árvore de contas e marcar a caixa Mostrar contas ocultas. Fazê-lo permitir-lhe-á selecionar a conta e reabrir este diálogo.

O painel seguinte contém uma lista de tipos de contas. Selecione um tipo nas descrições em Secção 5.1, “Tipos de conta GnuCash.

O painel seguinte contém uma árvore de contas para escolher a conta-mãe. Para criar uma nova árvore de contas, selecione Nova conta de topo.

Nota

As escolhas disponíveis no painel Tipo de conta dependem da conta selecionada no painel Conta-mãe. Por exemplo, se a conta-mãe for Ativo, só verá Capital próprio no painel Tipo de conta. Isto ajuda a manter a estrutura de contas apropriada no plano de contas.

5.4.1.1. Passos para ativar a atualização de cotações online

  • O GnuCash depende de uma ferramenta externa para obter as cotações online. Esta ferramenta é um módulo Perl chamado Finance::Quote e tem de ser instalado independentemente no seu computador. O primeiro passo na ativação de cotações online terá pois de ser a garantia que o Finance::Quote está corretamente instalado.

    Para determinar se o módulo Perl Finance::Quote já está instalado no seu sistema, digite perldoc Finance::Quote num terminal e veja se há alguma documentação disponível. Se vê a documentação, o módulo está instalado, senão, ainda não foi instalado.

    Instalar o Finance::Quote difere entre sistemas operativos. Pode seguir estas linhas-guia para os vários sistemas operativos suportados:

    • Linux: a maioria das distribuições linux (tais como Fedora, openSuse, Mandriva, Ubuntu, etc.) têm um pacote nos seus repositórios de programas para o módulo Perl Finance::Quote. Assim, na maioria dos casos pode usar o seu gestor de pacotes preferido (yum, apt, rpm, synaptics, yast,...) para instalar o módulo. O nome do pacote pode variar entre distribuições. É qualquer coisa como perl-Finance-Quote.

    • Windows: o Finance::Quote em Windows requer que o perl já esteja instalado. Se ainda não o fez, por favor instale o ActivePerl.

      O instalador Windows na página do GnuCash vem com um pequeno programa de ajuda para instalar o Finance::Quote. Pode encontrá-lo no menu Iniciar, na pasta do GnuCash e chama-se Install Online Price Retrieval.

    • Mac OS X: se instalou o GnuCash com o instalador encontrado na página do GnuCash, o Finance::Quote já está instalado.

    • Se nenhuma das descições acima se aplica ao seu caso, pode tentar estas instruções genéricas, em alternativa:

      1. Feche todas as instâncias do GnuCash.

      2. Localize a pasta onde o GnuCash está instalado, procurando porgnc-fq-update (sem as aspas).

      3. Vá para essa pasta, abra um terminal como root e execute o comando gnc-fq-update (sem aspas). Isto inicia uma sessão de atualização Perl CPAN que vai à Internet e instala o módulo Finance::Quote no seu sistema. O programa gnc-fq-update é interativo mas, na maioria dos sistemas deverá poder responder não à primeira pergunta: Are you ready for manual configuration? [yes] e a atualização continuará automaticamente a partir daí.

    Após a instalação estar completa, deve executar o programa gnc-fq-dump, na mesma pasta, distribuído com o GnuCash para testar se o Finance::Quote está instalado e a funcionar corretamente.

    Nota

    Se não se sente confortável a realizar estes passos, por favor, envie um email para a lista de correio GnuCash-user () para assistência ou visite o canal IRC do GnuCash em irc.gnome.org. Também pode ignorar este passo e atualizar manualmente as cotações.

  • Crie a conta para o fundo mutualista ou ação, listados no campo Garantia/Moeda, como descrito acima.

    Dica

    Ao criar estas contas, é uma boa altura para criar contas de receita para rastreio de dividendos, ganhos de capital (longos e curtos) e contas de despesa para rastreio de comissões e prejuízos (se o quiser fazer).

  • Crie o fundo mutualista ou ação com o Editor de garantias para fundos/ações existentes ou com o diálogo Nova garantia/moeda para um fundo ou ação novos.

    Selecione Obter cotações online:, Origem das cotações e Fuso horário.

    Cotações online de moeda requerem que as caixas Cotações online e Fuso horário estejam marcadas no ecrã de garantias e a caixa Obter cotação, no Editor de garantias esteja também marcada para as moedas a serem transferidas.

    • Obter cotações online: esta caixa permite a esta garantia/fundo ter as cotações transferidas a partir de uma origem online.

    • Origem das cotações use os botões de opção para selecionar o tipo de origem das cotações online. Múltiplas: origens de cotações como Europa devem ser usadas se quiser monitorizar várias páginas. Única: as seleções só devolvem informação a partir da origem especificada.

      Após selecionar a origem das cotações, selecione uma origem na lista pendente. Atualmente são suportadas as seguintes origens: Yahoo, Yahoo Europe, Fidelity Investments, T. Rowe Price, Vanguard Group, Australian Stock Exchange (ASX) e TIAA-CREF.

      Nota

      Note que a Yahoo fornece cotações para muitos fundos mutualistas, incluindo da Fidelity, T.Rowe Price e Vanguard e que as cotações na Yahoo devem ser idênticas às que encontra noutras páginas.

      Se está fora dos EUA e usa uma das diferentes origens da Yahoo ou múltiplas origens contento a Yahoo, deve acrescentar o código de mercado da garantia, tal como PA para Paris, BE para Berlim, etc. Exemplo: 12150.PA (uma garantia Peugeot no mercado de Paris). Veja a lista de sufixos de vários mercados no mundo, Tabela A.4, “Códigos Yahoo para bolsas e mercados”.

      Pseudo-símbolos para fundos TIAA-CREF estão listados na tabela Tabela A.5, “Podem ser usados pseudo-símbolos para cotações TIAA-CREF”.

    • Fuso horário para as cotaçoes: selecione o fuso horário da origem das cotações online que está a receber. Por exemplo, o Yahoo normalmente usa cotações da zona Este, se quiser usar as cotações da América/Nova Iorque, escolha esse fuso horário.

  • Selecione uma mercadoria para o editor de cotações.

  • Selecione Obter cotações no editor de cotações.

  • Verifique a última cotação para a garantia selecionada.

Se quiser atualizar as cotações a partir da linha de comando, pode fazê-lo com o seguinte comando:

gnucash --add-price-quotes <gnucash-nome-ficheiro>

O comando gnucash --add-price-quotes <gnucash-nome-ficheiro> pode ser usado para obter as cotações atuais das suas ações. O ficheiro especificado, <gnucash-nome-ficheiro> depende do nome e localização do seu ficheiro de dados. Isto pode ser determinado pelo nome mostrado na barra de título da janela do GnuCash, antes do -. O nome do ficheiro também pode ser encontrado no menu Ficheiro, na lista de ficheiros recentes. O primeiro item, numerado 1, é o nome do ficheiro atualmente aberto.

Isto pode ser automatizado criando uma entrada personalizada. Por exemplo, para atualizar o seu ficheiro a cada sexta feira à tarde (18:00), após o fecho dos mercados (modifique a hora de acordo com as suas necessidades), pode adicionar a seguinte entrada:

0 18 * * 5 gnucash --add-price-quotes $HOME/gnucash-nomeficheiro > /dev/null 2>&1

Lembre-se que cotações de fundos mutualistas são realmente Valor líquido do ativo e requerem várias horas após o fecho do mercado para estarem disponíveis. Se transferir NAVs antes de os NAVs do dia serem determinados, obterá as cotações dos NAVs de ontem.

5.4.2. Separador Saldo inicial

O separador Saldo inicial só é visível ao criar uma nova conta, e está desativado para contas Ação e Fundo de investimento. No último caso, os saldos iniciais têm de ser criados à mão. Por favor, veja a secção 8.5.1 do Tutorial e guia de conceitos para instruções, se precisar de criar um saldo inicial numa conta Ação ou Fundo de investimento. É usado para gravar o saldo inicial de uma conta. Isto permite dois cenários diferentes. Se for a primeira vez que o GnuCash é usado para registar transações, pode ser usado como saldo inicial. Se as contas em utilização estão fechadas no final de um período e novas contas foram criadas, é usado para fecho e transporte de saldos.

Há três painéis neste separador. O painel superior contém informação de saldo.

  • Saldo: o saldo com que começar a conta.

  • Data: a data em que o saldo inicial deve ser gravado.

O painel seguinte é o painel de Transferência de saldo inicial.

  • Usar a conta "Capital próprio": transfere o saldo inicial da conta a partir de uma conta padrão de capital próprio, chamada Saldos iniciais.

  • Selecionar conta de transferência: ativa o painel abaixo para que possa usar uma conta diferente para transferir o saldo inicial.

O último painel é o painel de conta de transferência. Selecione a conta a usar para saldo inicial na lista de contas no painel.