Gestão Cambial e Contabilidade de Dupla Entrada


Table of Contents
Como configurar uma conta de moeda estrangeira
Códigos de Moeda ISO

Um sistema contabilístico de dupla entrada guarda ambos os valores e requer que todas as transacções fiquem saldadas, tal como descrito nas Regras da Contabilidade de Dupla Entrada.

Quando introduzimos a noção de possuir várias moedas ou acções que podem variar no seu valor, as identidades tornam-se um pouco mais complicadas, e introduzimos a seguinte fórmula:

Assim, comprar um aparelho electrónico no Japão (JPY) e utilizar Escudos (PTE) para o pagar seria mais ou menos assim:

O processador junta todos estes três valores (18.000, 12850, 1,4007) permanentemente e torna impossível modificar um sem modificar o outro, pelo que o somatório total é sempre zero, garantindo assim a satisfação da regra da contabilidade de dupla entrada.

Como configurar uma conta de moeda estrangeira

Tudo o que foi dito acima pode parecer óbvio, mas você pode ter dificuldades quando tentar pela primeira vez representar moeda estrangeira. Vamos observar como faria para criar uma conta para representar, por exemplo, Francos Franceses.

Digamos que você tem uma conta que contém dinheiro em Escudos Portugueses, e estão lá depositados 1.000 cts. Você deseja comprar creca de 100 cts de Francos, e naturalmente deseja representar esses Francos na sua própria conta. Segue-se o que necessita de fazer:

Aqui está como tudo irá ficar uma vez você tendo terminado: