Operações com Ficheiros


Table of Contents
Ficheiros de Dados do GnuCash
O Menu Ficheiro
Exportar a sua Hierarquia de Contas
Utilizar o PostGres para armzenar os seus dados

Ficheiros de Dados do GnuCash

Em modo normal de operação, o GnuCash grava os seus dados em vulgares ficheiros de dados, que podem estar localizados em qualquer directório para que você possua permissões. São independentes e podem ser movidos, copiados, e guardados em fita, disquettes, ou outro suporte de sua escolha. Podem ser gravados utilizando qualquer nome, e qualquer extensão de ficheiro que escolha, mas, tradicionalmente os programadores e utilizadores têm utilizado a extensão ".xac", ou "gml2" para distinguir o novo formato de ficheiro em XML do antigo formato binário da versão 1.4.

O formato de ficheiro do GnuCash foi modificado entre as versões 1.4 e 1.6. A nova versão utiliza XML (tornando muito mais fácil programar ferramentas independentes para manipularem ficheiros GnuCash) e suporta o armazenamento de muito mais meta-informação, entre muitos outros benefícios. O GnuCash 1.6 consegue carregar ficheiros de versões anteriores, mas estas não conseguem ler ficheiros do GnuCash 1.6. Sugerimos que utilizadores GnuCash que queiram partilhar dados actualizem para a 1.6.

O Gnucash não pode abrir directamente ficheiros de dados de qualquer outro pacote financeiro. Pode, no entanto, importar ficheiros QIF que o Quicken, Microsoft Money, e vários outros pacotes utilizam como formato de exportação, utilizando o importador QIF. O GnuCash não tem de momento a capacidade de exportar QIFs, apesar dessa funcionalidade ser muito apreciada - se alguma pessoa com conhecimentos de programação desejar trabalhar nisso, por favor contacte os programadores.