Utilizar a Dupla Entrada no GnuCash

Vamos analisar um exemplo que aplica a contabilidade de dupla entrada à utilização do GnuCash. Vamos registar o depósito de um cheque de ordenado de 250.000$.

Criar Contas

Para registar o depósito do ordenado, tem primeiro de criar duas contas. A primeira conta é o depósito à ordem. Clique no botão Nova na barra de ferramentas da janela principal para criar a nova conta, depois introduza os seguintes detalhes de conta na janela que surge:

 Nome Conta:  "À Ordem"
 Tipo Conta:  Seleccione "Bancária"
 Conta Pai :  Seleccione "Nova conta de topo"

Clique "OK" para terminar a definição, depois crie uma segunda conta de receitas. Clique novamente no botão Nova e introduza os seguintes detalhes na janela:

 Nome Conta:  "Salário"
 Tipo Conta:  Seleccione "Receita"
 Conta Pai :  Seleccione "Nova conta de topo"

Criar Transacções

Para criar uma transacção de dupla entrada para o depósito do ordenado:

  1. Abra o registo da Conta à Ordem que acabou de criar, clicando duas vezes no nome da conta na janela principal.

  2. Prima Tab até chegar ao campo Descrição e introduza "Depósito de Ordenado".

  3. Prima Tab até ao campo de Transferir e seleccione a conta de Salário no menu de lista de selecção.

  4. Prima Tab até à coluna de Depósito e introduza "250000", depois prima "Enter" para registar a transacção. Agora a sua conta à ordem mostra uma entrada a débito de 250.000$.

  5. Seleccione a transacção novamente e clique no botão "Saltar" na barra de ferramentas pata ver o efeito da transacção na conta de Salário. Note que na conta de Salário, tem agora uma entrada a crédito coincidente no valor de 250.000$ que o GnuCash introduziu automaticamente por si.

Modificar Transacções

E se desejasse modificar esta transacção para aumentar o depósito do ordenado para 300.000$? Para modificar uma transacção de dupla entrada, basta seleccionar a transacção em qualquer registo em que apareça, realizar as suas modificações e gravar a transacção. Neste caso, pode ou editar a transacção no registo da Conta à Ordem ou no registo da conta de Salário. Qualquer modificação efectuada será automaticamente reflectida em ambas as contas e em todas as janelas que mostrem a transacção.

Para modificar a conta de transferência, simplesmente seleccione uma nova conta da lista de selecção. Quando gravar a transacção, esta alteração de conta será reflectida em todas as contas afectadas. Da mesma forma, quando uma transacção de dupla entrada é apagada, as entradas são apagadas de todas as contas afectadas e os saldos são automaticamente recalculados para essas mesmas contas.