Tipos de Contas


Table of Contents

O GnuCash suporta um número de tipos de contas diferentes. Escolha sempre o tipo que é apropriado para o que deseja registar. Se não tiver a certeza, as explicações seguintes deverão dar uma ajuda na decisão.

Dinheiro

O tipo de conta dinheiro é utilizada para indicar o dinheiro que você guarda na sua carteira, caixa de sapatos, mealheiro ou debaixo do colchão.

Banco

O tipo de conta Banco refere-se a contas à ordem ou a prazo, residentes num banco ou outra instituição financeira. Alguma sdestas contas podem gerar juros. Esta é também o tipo de conta apropriada para cartões de débito, que levantam os pagamentos directamente de uma conta à ordem.

Cartão de Crédito

O tipo de conta Cartão de Crédito aplica-se a contas de cartão de crédito, tanto para cartões que permitem linhas de crédito flutuantes (por ex. VISA, MasterCard) e para cartões que não permitão saldos contínuos (por ex. American Express)

Activos, Passivos

As contas de Activos e Passivos são utilizadas para controlar coisas de valor, mas que não são directamente convertíveis em dinheiro. Por exemplo, pode reunir os custos de adquirir uma casa numa conta de activos chamada Minha Casa, ou os custos de um carro na Meu Carro, ou agrupar o valor do seu Equipamento Informático. A hipoteca da casa ou empréstimo do carro seriam representados por contas de passivo, Hipoteca da Casa e Empréstimo do Carro, sendo o seu saldo abatido à medida que fossem pagas as prestações sobre estas dívidas.

Caso detenha activos para utilização empresarial, eles desvalorizam ao longo do tempo e isso pode ser tratado como uma dedução aos impostos, sendo essa dedução denominada Depreciação. Por outro lado, caso detenha activos que valorizam ao longo do tempo, tais como propriedades, coleccionáveis e investimentos tipo acções de empresas, poderá vê-los aumentar de valor, e ter de o reconhecer, para efeitos fiscais, como Ganhos de Capital.

Acções, Certificados de Aforro

Acções e afins em que você investe são uma forma de activo que são habitualmente adquiridos com o fim expresso de obter mais-valias quer sob a forma de dividendos, juros, ou Ganhos de Capital. Existem mercados de valores em todo o mundo, e papeis muito transaccionados com valores concretos podem ser analisados diariamente.

Contas de Acções e outros fundos podem ser tipicamente acompanhadas em registos tendo três colunas principais:

  • Preço

  • Número de acções

  • Custo

Por forma a obter informação útil a partir do registo, é necessário ter "vistas" múltiplas sobre os dados para que possa avaliar aspectos tais como:

  • Valor Total por documento

  • Lucros/Prejuizos por documento

  • Taxas de Retorno do Investimento (ROI) por documento

Mais detalhes podem ser encontrados nas secções editor de cotações e fontes de cotações.

Receitas, Despesas

Os tipos de conta Receitas e Despesas são utilizados para registar receitas e despesas. Por exemplo, se depositar um cheque do salário na sua conta bancária, deverá marca-lo como uma transferência de uma conta de 'Receitas'. Marcar receitas desta forma ajuda a balancear os registos: a modificação no seu valor líquido ao longo das semanas, meses ou anos, deverá ser exactamente igual às suas receitas (menos despesas) para o mesmo período. O valor disponível na sua conta bancária contribui para o seu 'valor líquido', mas as suas receitas contribuem para os seus 'lucros'.

Saldo Inicial

As contas de Saldo Inicial são utilizadas para registar os valores iniciais para quando começa a utilizar o GnuCash (ou inicia um novo período contabilistico). Assumindo que possui uma conta bancária à mais tempo do que o que está a utilizar o GnuCash, e assumindo que não deseja inserir as transacções antigas, irá querer inserir um saldo inicial diferente de zero na sua conta bancária. Este valor de abertura deverá ser marcado como uma transferência de uma conta do tipo 'Saldo Inicial'. Por outro lado, se fechar e reabrir todos os seus registos no final de cada trimestre/ano, o 'saldo inicial' será o seu valor líquido no início do período: é equivalente a todos os activos menos todos os passivos. Com o passar do tempo, terá receitas e despesas. No final do ano, o seu valor líquido será o saldo inicial no princípio do ano, acrescido de todas as receitas e deduzido de todas as despesas. Este valor torna-se então no saldo inicial para o período contabilístico seguinte.

Câmbios

Contas de Câmbio (ou Moeda) são utilizadas para efectuar o câmbio de moedas. De forma geral, comportam-se como acções, excepto em que a única forma de obter "receitas" será através da flutuação dos valores relativos das moedas. Note que transferências directas não podem ser efectuadas entre duas contas definidas em moedas diferentes. Tais transferências apenas podem ser feitas recorrendo a contas de câmbio.