Cálculo de Empréstimos e Juros


Table of Contents
Utilizar a Calculadora Financeira
Explicar Juro Composto

Utilizar a Calculadora Financeira

Dado que você sabe o intrevalo de pagamento e intrevalo composto, dados quaisquer quatro de entre Valor Actual, Valor Futuro, Taxa de Juro, Prestação, e número de Períodos de Pagamento, você poderá instantaneamente encontrar o valor em falta, utilizando a calculadora financeira do GnuCash. Caso necessite de uma explicação dos conceitos acima, veja o tutorial de juro composto.

Para utilizar a calculadora financeira, procure-a no menu "ferramentas".

Para efectuar um cálculo, simplesmente introduza os valores que você tem nas caixas de texto à esquerda, e seleccione o tipo de juro e intrevalo de pagamentos apropriado, à direita. Assim, para calcular o valor que você quer, simplesmente prima o botão "calcular" apropriado.

Por exemplo, digamos que tem um empréstimo de 5.000cts a %5, composto mensalmente, e está a pagar 200cts no final de cada mês. Quantos períodos de pagamento terá de suportar para amortizar o empréstimo? Fácil. Introduza "5000" como o valor actual, a taxa de juro como "5", o pagamento períodico como -200 - note que se está a fazer entregas de dinheiro, este numero deverá ser negativo, e o valor futuro "0", seleccione a composição de juro apropriada e opções de pagamento (certifique-se que o botão de selecção "composição discreta" está seleccionado), e depois prima "calcular" para a caixa de "períodos de pagamento". Deverá verificar que surge "26" na caixa de "Períodos de Pagamento". Assim, você terá de efectuar 26 pagamentos mensais para amortizar o empréstimo.