Criar um "activo"


Table of Contents

O Gnucash representa moedas nacionais, acções, certificados de aforro e todos os outros activos transaccionáveis utilizando uma estrutura unificada. Nesta janela, você irá especificar as propriedades de um novo activo.

O nome comleto do activo é um nome reconhecível tal como "Escudos Portugueses " ou "Acções EDP".

O símbolo ou abreviatura para o bem é o símbolo do "ticker" (para acções), símbolo ISO de moeda (para moedas nacionais), ou outra abreviatura única para o activo. Caso o activo seja transaccionável em qualquer bolsa, é importante utilizar o mesmo identificativo que é utilizado nessa bolsa.

O tipo de um activo é o grupo ou nomenclatura a que pertencem. Por exemplo, moedas nacionais são do tipo ISO4217. Este é um standard internacional que define símbolos únicos de três letras para cada moeda. Outros tipos inlcuem BVLP, AMEX, NYSE, NASDAQ, e EUREX para as acções transaccionadas nessas bolsas, e FUND para certificados de Aforro (FUND pode não se aplicar em Portugal). Se o seu activo não for de um destes tipos, pode criar um novo tipo introduzindo-o na caixa.

O código do activo é um código numérico ou alfa-numérico que é utilizado para identificar o bem. O código CUSIP, por exemplo, é um identificador de valor numérico único e que está associado a todas as acções, obrigações, certificados de aforro, e à maior parte das opções, futuros, e activos transaccionáveis. Este código não é obrigatório.

A fracção transaccionável é a mais pequena unidade transaccionável do activo, expresso como uma fracção de uma unidade nominal. Para Euros, por exemplo, a fracção transaccionada é "1/100", porque saldos bancários e a moeda é contada até ao centésimo (1/100) de Euro. Este valor é utilizado como defeito de resolução para as contas definidas neste activo, mas pode ser ignorada caso a contabilização de uma conta em particular requeira uma fracção diferente. Por exemplo, a posse de acções pode ser reconhecida nalgumas correctoras em 1/1000 de uma acção, apesar de que as transacções reais sobre a acção são em valores inteiros de número de acções (a posse de fracções de acção é um truque contabilístico da correctora, no papel).