A Janela de Reconciliação


Table of Contents
Reconciliar

A Janela de Reconciliação é utilizada para reconciliar uma conta GnuCash com o extracto que o banco ou outra instituição lhe enviou. A reconciliação é útil não apenas para confirmar os seus registos contra os do banco, mas também para ter uma ideia mais correcta das transacções em aberto, por ex. cheques por levantar.

No fundo da janela de conta, existem dois saldos actuais: o saldo "limpo e reconciliado" e o saldo "total". O saldo "limpo e reconciliado" deverá corresponder a quanto dinheiro o banco pensa que você tem na sua conta e o saldo "total" inclui transacções pendentes.

Por exemplo, quando você passa um cheque para algo, deverá introduzir a transacção no GnuCash. O campo de reconciliação (R) da transacção deverá inicalmente conter n (nova). A sua nova entrada irá contribuir para o saldo "total", mas não para o saldo "limpo e reconciliado". Mais tarde, se achar que o cheque foi levantado, poderá clicar no campo R da transacção para o mudar para c (limpo). Quando o fizer, o saldo "limpo e reconciliado" irá mudar para incluir este montante. Quando o extracto bancário chegar, poderá então compara-la com o que registou no GnuCash, utilizando a janela de Reconciliação. Lá, poderá alterar o campo R para y (reconciliada). Não poderá reconciliar na janela de registo, sendo mesmo necessária a utilização da janela de reconciliação. Uma vez uma transacção seja marcada como "reconciliada", não mais poderá ser facilmente modificada.

Reconciliar