O Registo de Contas


Table of Contents
Introdução

Introdução

O Registo de Contas é provavelmente a janela que verá com mais frequência no GnuCash. É utilizada para introduzir as suas transacções financeiras no GnuCash e também imprimir relatórios, cheques e facturas. O registo de Contas tem três modos de introduzir transacções e é flexível ao nível da sua configuração pelo que pode visualizar as transacções da forma que mais lhe agradar. Nesta secção iremos descrever as suas funcionalidades, configuração e como introduzir transacções.

Transacções de registo Simples

Modo de registo Simples é o defeito quando você abre a janela de Registo de Contas ou selecciona Registo-> Estilo->Registo Simples.

Quando você abre a janela de Registo de Contas o cursor estará no campo de data pronto a que você introduza uma transacção. Tudo o que tem a fazer é primir tab para ir para o campo seguinte e introduzir os detalhes da transacção. Se tiver um número, tal como um número de cheque, introduza-o no campo seguinte e depois prima novamente tab para introduzir a descrição da transacção. O campo Transferência é onde a natureza de dupla-entrada do GnuCash entra em acção visto aqui você ir assignar a segunda parte da transacção a outra conta. Se clicar no extremo direito do campo Transferência uma caixa de selecção surgirá e você poderá seleccionar a conta à qual assignar a transacção. Tal como no exemplo abaixo, seleccione a conta à qual assignar a transacção e depois preencha o montante. Quando primir a tecla enter ou clicar no icon de entrada, a transacção será adicionada ao registo e o compo de netrada passará automaticamente para a próxima transacção.

Existem campos adicionais nas transacções que são acedidos seleccionando Registo->Estilo->Dupla Linha. Estes campos permitem-lhe adicionar notas às suas transacções e seleccionar o tipo de transacção que está a introduzir. Todos estes campos são editáveis após introduzida a transacção. A outra metade da transacção é automaticamente actualizada com a informação modificada.