A Pasta "Ficheiros"

A primeira coisa a fazer é carregar todos os seus ficheiros. Prima "Seleccionar Ficheiro", seleccione-o, depois defina a conta, moeda, separador decimal, e campos de data, e prima "Carregar Ficheiro". O campo Moeda por defeito fica com a definição da moeda de defeito do GnuCash (definida na pasta Internacional na janela de Preferências). Tente primeiro detectar automaticamente o separador, formato de data, e nome de conta. O separador decimal e formato de data ficarão em "Auto-detectar" caso o auto-detector não tenha 100 porcento de certeza em relação à resposta certa; nesse caso, terá de fazer uma selecção manual. Provavelmente você sabe qual é o separador decimal correcto; se estiver nos EUA ou Inglaterra, será definitivamente um "ponto". Quase todos os ficheiros QIF dos EUA que já vi têm a data no formato m/d/y, pelo que tente isto se a auto-detecção não funcionar.

Para voltar para um ficheiro que tenha carregado anteriormente, seleccione o seu nome na lista de ficheiros à esquerda. Se modificar definições para um ficheiro previamente carregado, prima novamente "Carregar Ficheiro" para o reler com as novas definições. Não se esqueça de desligar o "Auto" na entrada de Conta QIF se a introduzir manualmente.

Se não existir um registo de Saldo Inicial no registo, o nome de conta é inferido a partir do nome do ficheiro: qualquer extensão .qif é removida, e todas as barras e sublinhados são modificados para espaços. Se se quiser poupar de reintroduzir manualmente o nome, grave o ficheiro com um nome que será compreendido correctamente (por ex. grave a conta "Minha Conta Bancária" como Minha-Conta-Bancaria.qif ou Minha_Conta_Bancaria.qif).