Como utilizar a janela de Importação QIF

O guia de "Início Rápido": Para carregar os seus ficheiros, prima o botão "Seleccionar ..." na pasta Ficheiros para encontrar o ficheiro, depois prima o botão "Carregar iIcheiro" no fundo da pasta para o carregar.

Repita isto até que todos os seus ficheiros estejam carregados (leia a explicação abaixo para saber porque deverá carregar todos os ficheiros simultaneamente). Verifique as janelas de Contas e Categorias e efectue correcções, se necessário. Depois prima o grande botão OK.

Porque precisa de carregar todos os ficheiros simultaneamente:

Existem dois tipos diferentes de ficheiros QIF: aqueles que descrevem uma conta e os que descrevem várias contas. Ambos os tipos tentam estar "completos" ao representar todas as transacções que envolvem cada conta que representam. O que isto significa é que se você tiver várias contas no Quicken, com transferências entre elas, as transacções vão surgir em várias contas. Isto significa que se você não conseguir apanhar todas as transacções duplicadas irá acabar por ficar com saldos errados no GnuCash. Isso será um problema.

No sentido de conseguir a melhor replicação possível da sua árvore de contas do Quicken, exporte tudo o conseguir do Quicken e depois importe tudo numa única sessão, quer seja num único ficheiro QIF representando todas as contas em conjunto ou com um ficheiro por conta. A Pasta de FIcheiros do importador irá permitir-lhe carregar tantos ficheiros QIF quantos desejar, e certificar-se de que a moeda, nome de conta Quicken, etc. estão correctos para cada uma. O importador consegue fazer um bom trabalho a apanhar referências cruzadas e marca-las.

O importador é programado primariamente em Guile, e pode ser um pouco lento com ficheiros QIF grandes. Carregar Ficheiro demora na minha máquina 5-6 segundos para um ficheiro QIF com cerca de 1000 transacções.

Uma vez você tendo carregado todos os ficheiros no importador, vá até à Pasta de Contas, e depois à Pasta de Categorias, e verifique que o importador irá colocar as suas transacções Quicken no local correcto. Você pode clicar para surgir uma janela e modificar o nome/tipo da conta de destino do GnuCash para qualquer conta QIF. Não tenha medo de modificar estas contas de destino; elas são apenas inferições feitas pelo importador baseadas no nome e tipo da conta QIF. O mapeamento de contas Quicken para contas GnuCash é escrito para um ficheiro de preferências quando primir "OK", pelo que se importar outros ficheiros Quicken que descrevam as mesmas contas não terá de estar novamente a corrigir o importador.

Certifique-se (especialmente na pasta de Contas) de que os nomes de contas QIF e número de transacções fazem sentido. Se verificar que uma conta QIF é mencionada por dois nomes distintos, certifique-se de que a "Conta QIF" para cada ficheiro na pasta de Ficheiros é o que está à espera. Se a Conta QIF para um ficheiro estiver errada, o importador não será capaz de comparar transferências correctamente e os seus saldos ficarão errados. Se a Conta QIF de um ficheiro estiver errada, seleccione o ficheiro na Pasta de Ficheiros, tire o visto da caixa "Auto", e edite a caixa de texto para conter o nome correcto, depois prima novamente "Carregar Ficheiro". Ser-lhe-á pedido para confirmar a nova leitura do ficheiro e depois estará feito. Volte para a pasta de Contas, veja se isso corrigiu o problema, repetindo se necessário.

Quanto estiver contente com o mapeamento de contas (verifique-as duas vezes, e não se esqueça de gravar a sua sessão GnuCash primeiro para jogar pelo seguro), então e apenas então prima OK. Se carregar no Cancelar a qualquer momento, as suas contas não serão tocadas.

Novamente, o importador foi programado principalmente em Guile, e poderá ser um pouco lento com ficheiros QIF grandes. Demora 3-4 segundos a meter 1000 transacções no GnuCash num Celeron 433, proporcionalmente mais em processadores mais lentos. Felizmente, você apenas tem de fazer uma importação assim tão grande esporadicamente, pelo que não estou muito preocupado.